TCC´s de referência para estudo e pesquisa, com dicas dos autores, de como se preparar e se organizar.

 

Paloma Baldo: Meu relato:

No meu trabalho de conclusão, passei por algumas dificuldades em relação à escolha do tema, pois no TCC I eu havia escolhido falar sobre outro assunto. Já no TCC II, após algumas orientações, consegui definir o assunto que iria abordar e suas delimitações. Acredito que tive essa dificuldade inicial pelo fato de não ter tido uma orientação com um professor de Relações Públicas na primeira cadeira, já que a disciplina de TCC I englobava todos os cursos. Sugiro que desde o início já conversem com quem será seu orientador ou, se não souber quem será ainda, fale com algum professor que aborde o assunto que você escolheu, evitando escrever coisas desnecessárias e que você nem vai usar no TCC II.

Após ter decidido o assunto, me foquei em fazer as entregas exatamente nos prazos estabelecidos, isso fez toda a diferença. Eu tive bastante dificuldade na parte da fundamentação teórica, porém consegui entrega-lá dentro do período estabelecido (1 mês e 20 dias, mais ou menos). Menciono isso porque logo após acabar a parte de fundamentação, eu já deveria iniciar a análise, e se não tivesse acabado o referencial, seria terrível fazer as duas juntas, justamente pelo fato que de a análise gira, completamente, em torno do que foi escrito no referencial, sendo impossível desenvolver esta segunda parte sem ter a primeira completa… e também tem a questão do tempo, principalmente pra quem trabalha e tem poucas horas para escrever. No meu caso, eu fazia estágio na época, mas decidi, após dois meses de ter iniciado o tcc, que iria parar para focar só nele. Outra situação foi o fato de não conseguir escrever durante o dia…eu realmente não tinha inspiração nenhuma neste período, mas quando chegava a noite, escrevia bastante, por isso acabei trocando o dia pela noite e muitas vezes parecia uma múmia nas cadeiras que fazia junto com o tcc, heheh

Indico, para fazer o referencial, começar a ler o livros na primeira semana e já marcar com um post-it as folhas que tenham informações úteis. Algumas colegas minhas faziam de uma forma diferente…assim que elas achavam algo importante, elas já passavam para um documento de word e depois quando iam escrever o referencial, só juntavam as ideais, porém eu não me adaptei dessa forma. Sentia que perdia mais tempo.

Referente a análise não tive muitos problemas… foi a parte mais fácil, pois era só relacionar o objeto de pesquisa com a teoria. A elaboração de quadros me ajudou bastante nessa parte. Quadros comparativos das teorias e para classificação de alguns itens, porém minha metodologia escolhida foi a análise de conteúdo.. não sei se as outras metodologias permitem o uso que quadros também. Na apresentação fiquei muuuito nervosa, mas depois dos dois primeiros minutos falando, o nervosismo passa e só vai, hehehe. Para os que decidirem mandar o arquivo para correções de português e ABNT, pesquisem bastante antes e tentem utilizar pessoas que já arrumaram trabalhos de conclusão de outros colegas e que são de confiança. Importante fazer isso com bastante antecedência, se caso aconteça algum problema, como foi o meu caso, ter tempo de resolver. Boa sorte!

 

Liliane Leite: Meu relato:

É um período cansativo e que exige grande dedicação. Não dá pra deixar atrasar as etapas de desenvolvimento da mono, pois uma parte depende da outra para ser bem construída. O melhor é não acumular muitas disciplinas no mesmo semestre em que vai escrever a mono. É bom pegar outros TCCs da área para ter uma ideia da estrutura e das exigências. Conversar com professores que tem mais afinidade ou apenas com o orientador..muitas opiniões podem confundir e atrapalhar. Planejar um período do dia ou da semana para se dedicar as leituras e escrita . Não enfeitar demais de coisas desnecessárias. Às vezes, menos é mais. Pedir para outros colegas da área ler ajuda bastante para enxergar o que a gente na correria da construção, não consegue ver. Acho que é isso!! Bjos.

Alunos 2017/2

Monografia Aline

Monografia Manuella

Monografia Scarlet

Alunos 2018/2

Monografia Liliane

Monografia Paloma Baldo